domingo, 21 de novembro de 2010

Dos que desistem.


 “E os que desistem? Conheço uma mulher que desistiu. E vive razoavelmente bem: o sistema que arranjou para viver é ocupar-se”  Clarice, em: Dies Irae.
Lendo isso me lembrei daquelas pessoas que só vivem ocupadas, “na correria”, no “vuco-vuco”, abafadas, com pressa, agoniadas, sem tempo. E percebi uma coisa: existe uma diferença entre viver e ocupar-se.
Eu prefiro a primeira opção.
Pois é... aí, faz um tempo, eu fui em um aniversário. Só conhecia a aniversariante, então pensei: “Maravilha! Me resta conhecer todo mundo!” Fui puxando conversa com um e com outro, até me fixar em uma menina, gente boa. E contanto um caso, ela soltou: “Eu não tenho tempo para nada!” E eu correspondi com meu típico comportamento que não passa por filtros:  “ Voce tem tempo para tudo, exceto para voce”.
Como tantas outras vezes, falei demais com gente desconhecida. A menina me olhou com uma cara espantada e soltou um “Oxe!”. Depois veio o nosso silencio preenchendo toda a sala. Eu não sabia o que dizer, continuei calada com minha frase ecoando por toda a casa e todo o universo. Sustentei o silêncio e ela soltou: “É verdade, vou pensar nisso”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário