sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Das pessoas

Tem gente que só de ouvir uma palavra ou ver a foto, eu já fico melhor.
As últimas que têm provocado isso em mim são Chico Science e Darcy Ribeiro.

Darcy, antropólogo, estudioso profundo da história do nosso país e da América Latina, intelectual e amoroso, otimista (no melhor sentido da palavra). Desenvolveu projetos e concretizou idéias na área da educação; viveu com os índios e sobre eles escreveu alguns livros, lutou pelo desenvolvimento da sua autonomia. Mas o que eu mais admiro nele é a leveza com que ele fala sobre o nosso país. Em qualquer entrevista sua, sempre há um sorriso e explicitamente uma vontade de que o nosso país seja melhor. Além disso tudo, ele foi capaz de falar a coisa mais linda que já ouvi : "Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu"
Lembro da primeira vez que a ouvi. Chorei. Chorei de não sei o quê. Eu estava cheia de uma coisa que não sei dar nome. Não é esperança, não é felicidade, é muito mais do que isso. Até hoje não encontrei um nome e por isso é tão forte, tão vivo em mim.

VIVA DARCY!





Francisco de Assis França. De Recife, dos mangues, da lama, do maractu.
Ele é muito. No palco, é lindo. Seus movimentos expressam a sua vontade de Vida, de mudança, de revolução. São dez passos a cada segundo, mãos e braços se mexem numa dança cheia de graça. Inteiro na vontade de passar suas idéias e melodias que são reflexo da história de nosso país, da américa latina e de figuras que lutaram por um Humano melhor. E ele diz em seu monólogo ao pé do ouvido:

"Viva Zapata!
Viva Sandino!
Viva Zumbi
Antônio conselheiro!
Todos os panteras negras
Lampião sua imagem e semelhança
Eu tenho certeza eles também cantaram um dia"


Ele é uma manifestação ambulante e viva do processo de autonomia do ser humano. Não queria ser um líder. Era isso que ele queria:


"ÓI! ESCUTE! RELIGIÕES CONSTRÓEM TEMPLOS, CONSOMEM MENTES E MISÉRIAS ATRAVÉS DE SUAS MÚSICAS DE PALAVRAS IDIOTAS. VC QUE ESTÁ AÍ SENTADO, LEVANTE-SE! HÁ UM LÍDER DENTRO DE VC! GOVERNE-O! FAÇA-O FALAR!"


E eles me inspiram, me enchem de coisa boa.
Estiveram aqui, andando a passos largos. Com a utopia sendo o boi da carroça.

Estão aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário