quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Homem ou homens?

Sempre me intrigou escutar "Isso não é humano!"

E depois de ouvir isso, me pergunto: o que é Ser Humano?

Em algum momento da nossa história, o ser humano se encaixou no perfil que temos de Ser Humano? Sim: em atitudes, pessoas isoladas, histórias de vida. No mundo existem vários exemplos que se encaixam nesse perfil e posso citar alguns: Darcy Ribeiro, Nelson Mandela, Chico Xavier, meu avô.

Tá. Mas são pessoas, atitudes. Nunca foi o Ser Humano, raça humana, homo sapiens


O que eu penso é que é humano tudo que é do Homem. O bom e o ruim. E essa expressão: Isso é/não é Humano, é na verdade uma verbalização de um ideal nosso, do que nós humanos desejamos do Homem.

Não foi fácil para eu entender isso. Pra todo mundo que eu já falei sobre isso, a reação sempre foi: "Essa conclusão que vc chegou é óbvia". Mas pra mim não foi. Foi importante.

Pelo menos menos temos um ideal de Homem. Essa frase é como um parâmetro nosso, um termômetro. Tem utilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário