quinta-feira, 21 de outubro de 2010

vassoura cheia de sentido

Dia de semana. Hoje mesmo. Estava no computador, lendo. O único som era o teclado e o vento cantando só pra mim. Escutei: "Vitória! Vc não quer casar não, é?", bradou Maricélia pra mim. "Mas como é que vc adivinhou"? "Ué! Eu passei a vassoura no seu pé! Quando passa vassoura no pé, a mulher não casa mais não! Oxe! Vc não quer casar não?".
Não. Não foi a pergunta que me assustou, porque a resposta eu tenho clara faz tempo. O susto foi o seguinte: ela perguntou se eu não queria casar, mas antes de perguntar já tinha o meu destino em suas mãos, junto com a vassoura.
Mas como que pode isso? Me pergunta uma coisa e depois já me dá a resposta, que era para ser minha? E o pior é ver o meu destino resumido á uma vassoura em meu pé!
Ok. Depois do susto que tomei por achar que ela tinha invadido minhas idéias inconscientes e conscientes, pensei: como se formam essas pequenas crenças, esses rituais do dia-nosso-de-cada-dia?
Não há relação de causalidade entre um fato e outro, também não consigo enxergar nenhum tipo de lógica, mesmo viajando muuuito.
Ok. Acho que devo recorrer á História, só ela pode ser capaz de explicar isso. Uma vez me explicaram a origem da idéia de que "comer manga não pode depois do banho", que veio nos tempos da escravidão aqui no Brasil, onde os senhores não queriam que os negros comessem as mangas que caíam do pé, então criaram essa mentirada para elas não serem comidas.
Se procurar, um sentido vou encontrar... na história ou em minha cabeça. E se não houver, acabo dando.
Ficar sem sentido ou achando que ela leu meus pensamentos é que não dava...
E essa coisa de dar sentido é um assunto que gosto muito.
Niilismo. Ele veio pra dizer que nada tem um sentido em si, mas de alguma forma acaba dando um sentido à tudo: ausência de sentido e consequentemente uma autonomia e responsabilidade nossa por tudo. Coitada das coisas-em-si.
Acho esse assunto de sentido pesado. Não queria acabar com ele.
Então... manga, amarelo, algodão, rosa, perfume, leve, gostoso.
Agora ficou mais leve. leve. leve.
leve com " l "minúsculo sempre. L pesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário