quinta-feira, 24 de março de 2011

Ensaio sobre a lucidez

Subversivo, utópico, louco, natureba.


Eu não suporto essas palavras, me dói escutá-las.
A sociedade capitalista que nós construímos historicamente é falida por ser excludente, doentia e decadente.
O que se prega hoje, é que os valores e a estrutura social atual são um fato. Esquecem de nos dizer que, se ela foi constríuda, ela pode ser desconstruída. Estão aí o Terceiro Setor, os movimentos socias, o Orçamento Participativo, etc. Essas, que são as formas encontradas pela pouplação de criar melhorias em nossa qulidade de vida, enquanto o Estado e a "Democracia" não dão conta...

Borderline, depressão, esquizofrenia: se é para dar nome, esses são alguns deles que são consequência dessa estrutura social que nós criamos.
Subversivos, loucos, utópicos e naturebas, são muitas vezes uma manifestação de saúde no meio dessa real loucura que vivemos. Existem as pessoas que vivem de fachada, existem os radicais dogmáticos, mas eles não são todos. E esses nomes são, para mim, pessoas que criaram estratégias e novos caminhos para uma socidade mais igualitária e lutaram pela real democracia, que está longe disso que vivemos. Lutaram e lutam para a existência de Cidadãos, com direitos e vão além dessa cidadania castrada e amputada.

O que me traz vontade de viver é ter a certeza de que existem outros caminhos, outros valores e uma outra ética. E quem me traz isso, um dia foi chamado de SUBVERSIVO, UTÓPICO, LOUCO E NATUREBA.

Eles são os mais sensatos e os mais lúcidos. O resto, é zumbi andando.



Tudo isso veio depois da bendita hora que eu assisti o "Saia Justa", onde eles apresentaram ao seu público um economista norte americano que afirma, através de um livro, que a cidade gera felicidade, riqueza e alegria.

Resta saber pra quem.


"A verdade desse mundo vêm de uma grande mentira. Mas está tudo mudando..."

"Se vc cortar a raíz demais, vc pode ser levado pelo vento"

 E eu quero esse vento, porque essa raíz que me foi dada, eu tenho aversão. Esses valores que rondam como fantasmas... eu não quero.

Eu escolho. Eu nego. Eu afirmo. Eu cresço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário