quinta-feira, 10 de março de 2011

VIDA NO LIXO

O ser humano criou, como resultado de sua história, uma nova profissão, um novo ofício, um novo trabalho, uma nova forma de ganhar a vida: catador de lixo, ou melhor, catador de materiais recicláveis.
Na primeira vez que pensei sobre isso, me perguntei: como a gente foi capaz de oficializar e de criar uma profissão, de pessoas que vivem dos restos dos outros?
Depois de assistir ao "Lixo Extraordinário", pensei uma segunda coisa, que não anula a primeira: qualquer trabalho pode ser feito com dignidade e honestidade. Até sobreviver dos restos produzidos pelos outros.




                                                     

                                                                                    Sebastião Carlos dos Santos
                                                                                Mais um ponta de lança brasileiro


O documentário é bem produzido, real e forte. Como quase todo filme que eu assisto, chorei. Mas nesse, até meu pai chorou. Segundo ele, o melhor filme da vida dele. Para mim, foi mais um filme melhor do mundo. Muitos filmes são o melhor filme do mundo pra mim. Mas esse é o melhor de todos. E não é filme. É vida filmada, e vida vivida bem perto de mim. E 99 não é 100. E é bom ver Sebastião no Jô, explicando a diferença entre lixo e material reciclado.
É impressionante a beleza da sabedoria. E é até irônico quando ela desmonta qualquer castelo de intelectualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário